O funcionamento do coração é um movimento involuntário que assegura a circulação sanguínea.
Assim, o ciclo cardíaco é composto por três fases:
1ª fase - diástole (relaxamento dos músculos do coração)
2ª fase - sístole auricular (contracção dos músculos das aurículas)
3ª fase - sístole ventricular (contracção dos músculos dos ventrículos)
Este blogue foi criado para apoio às aulas de Ciências da Natureza, 6º ano, da EB 2,3 Padre Donaciano de Abreu Freire, em Estarreja. Através deste blogue podes aprofundar os teus conhecimentos sobre os conteúdos que aprendeste, assim como, publicar trabalhos teus.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Circulação do sangue
A circulação do sangue é o percurso do sangue no nosso organismo, e é constituído por dois trajectos: a pequena e a grande circulação.
Na pequena circulação, o sangue venoso do ventrículo direito é bombeado para as artérias pulmonares. Assim, o sangue irá para os capilares dos pulmões onde vão ocorrer as trocas gasosas. O sangue passa a arterial e regressa ao coração pelas veias pulmonares, chegando à aurícula esquerda.
Na pequena circulação, o sangue venoso do ventrículo direito é bombeado para as artérias pulmonares. Assim, o sangue irá para os capilares dos pulmões onde vão ocorrer as trocas gasosas. O sangue passa a arterial e regressa ao coração pelas veias pulmonares, chegando à aurícula esquerda.
Na grande circulação, o sangue arterial do ventrículo esquerdo é bombeado para a artéria aorta, sendo levado até aos capilares dos tecidos de todo o organismo, onde ocorrem troca de substâncias e gases com as células. A partir daí, o sangue, agora venoso, regressa ao coração pelas veias cavas superiores e inferiores, chegando à aurícula direita.
- Podes observar a circulação do sangue e testar aquilo que sabes aqui.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Leucócitos e a defesa do organismo
Os leucócitos defendem o organismo de ameaças, tal como micróbios e bactérias.
Quando há entrada de micróbios ou bactérias no organismo, os leucócitos vão ao seu encontro para as destruir. Assim, passam dos capilares sanguíneos para os tecidos infectados. Esta passagem chama-se de diapedese. Quando se encontram juntos aos micróbios ou bactérias, os leucócitos englobam-nos e destroem-nos, num processo chamado fagocitose.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Sangue e os seus constituintes
O sangue é um líquido vermelho e viscoso constituído pelo plasma (parte líquida) e pelas células sanguíneas - hemácias (ou glóbulos vermelhos), leucócitos (ou glóbulos brancos) e plaquetas sanguíneas.
Funções dos constituintes do sangue:
Funções dos constituintes do sangue:
Constituintes do sangue | Funções |
Plasma | Transportar nutrientes e substâncias tóxicas (dióxido de carbono, ureia, etc). |
Glóbulos vermelhos | Transportar oxigénio e algum dióxido de carbono |
Glóbulos brancos | Defender o organismo |
Plaquetas sanguíneas | Coagulação do sangue |
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Hematose Pulmonar
O ar é captado e conduzido pelas vias respiratórias até aos alvéolos pulmonares. Aqui, realiza-se uma troca gasosa entre os alvéolos e o sangue, passando o oxigénio do alvéolo para o sangue, e o dióxido de carbono e vapor de água do sangue para o alvéolo. A esta troca chamamos hematose pulmonar.
Subscrever:
Mensagens (Atom)