quinta-feira, 31 de março de 2011

Nascimento do bebé - o parto

No final da gestão, ao fim de aproximadamento 270 dias, o bebé está completamente formado e pronto para nascer.

O parto inicia-se com contracções periódias do útero, que se tornam mais frequentes com o aproximar do nascimento. De seguida, pode ocorrer a ruptura do saco amniótico (também chamado de "rebentar das águas"). Com o aumento da frequência das contracções, o colo do útero vai-se dilatando, e quando a abertura for suficiente, o bebé é expulso. Normalmente (e preferencialmente) a primeira parte do bebé a sair é a cabeça.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Gestação

Após a fecundação, o ovo irá transformar-se em mórula, e mais tarde em embrião. A primeira fase da gestação é a chamada fase embrionária, onde a mórula irá fixar-se à parede do útero, transformar-se em embrião e se formarão as estruturas de apoio ao seu desenvolvimento (a placenta, o cordão umbilical e o saco amniótico). O embrião, nos três primeiros meses, irá começar a desenvolver os vários órgãos e a forma humana.


Quando já tiver a forma humana, o embrião passa a chamar-se feto. Inicia-se a fase fetal, que apenas terminará com o nascimento do bebé.





Se quiseres ver o desenvolvimento do bebé pormenorizadamente, semana a semana, clica no seguinte link: desenvolvimento fetal

quinta-feira, 17 de março de 2011

Fecundação

Durante o coito, o pénis ejacula e deposita o esperma na vagina da mulher. De seguida, os espermatozóides vão dirigir-se às trompas de Falópio para se aproximarem do óvulo. Dos milhões de espermatozóides depositados, apenas alguns milhares chegam junto ao óvulo, e apenas um deles o fecunda. Nessa altura, há a união das duas células sexuais e forma-se o ovo ou zigoto - fecundação. O ovo é o início do novo ser.


sexta-feira, 11 de março de 2011

Sistema reprodutor feminino

O sistema reprodutor feminino é o sistema de órgãos da mulher envolvidos na reprodução. É constituído pelos ovários, trompas de Falópio, útero, vagina e vulva.






Funções dos órgãos reprodutores femininos:

  • ovários - produzir as células sexuais femininas (óvulos)
  • trompas de Falópio - conduzir os óvulos até ao útero.
  • útero - órgão musculoso e elástico, revestido com uma membrana chamada endométrio, onde se irá desenvolver o ovo.
  • vagina - canal musculoso que faz a ligação entre o útero e o exterior, e onde são depositados os espermatozóides.
  • vulva - órgão exterior constituído por duas pregas de pele (pequenos e grande lábios) que protegem o orifício vaginal e urinário.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor masculino é o conjunto de órgãos do homem envolvidos na reprodução. É constituído pelos seguintes órgãos: testículos, canais deferentes, vesículas seminais, próstata e pénis.




Funções dos diversos órgãos:

  • Testículos - produzir as células sexuais masculinas (espermatozóides)
  • canais deferentes - canais que conduzem os espermatozóides dos testículos à uretra.
  • vesículas seminais e próstata - produzir os líquidos seminal e prostático que, juntamente com os espermatozóides, formarão o esperma ou sémen.
  • pénis - órgão externo responsável por depositar os espermatozóides no interior da vagina.

quinta-feira, 3 de março de 2011

A pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo constituída por duas camadas: a epiderme, camada mais superficial, e a derme, camada mais profunda e espessa.

Além de ter função protectora e de regulação da temperatura, a pele tem também função excretora. Através de estruturas existentes na derme - as glândulas sudoríparas - ocorre a filtração do sangue e a formação do suor, através do qual é expulso para o exterior substâncias nocivas ao organismo.