sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sistema digestivo dos animais granívoros

As aves granívoras são aves herbívoras que se alimentam de grãos e sementes. Para conseguir digerir esse tipo de alimentos, necessita de um sistema digestivo adaptado ao seu regime alimentar.


Assim, as aves granívoras possuem o papo onde os grãos são armazenados e amolecidos, o proventrículo, onde irão sofrer a acção de um suco digestivo, e a moela, onde irão sofrer a acção mecânica dos músculos das suas paredes e ser triturados.  O proventrículo e a moela são os dois compartimentos do estômago da ave granívora.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Animais ruminantes

Porque é que alguns animais parecem estar sempre a comer?

Alguns animais herbívoros engolem os alimentos sem os mastigarem. Mais tarde, esse alimento volta à boca onde é mastigado e ensalivado, e por fim, novamente engolido. A estes animais chamamos ruminantes, e são exemplos as vacas, os veados, as girafas e os camelos.

Os animais ruminantes possuem um estômago composto, isto é, constituído por vários compartimentos. O estômago de uma animal ruminante é constituído pela pança, barrete, folhoso e coalheira.


O animal ruminante engole o alimento rapidamente, sem o mastigar, e este vai para a pança. Mais tarde, o alimento volta à boca, passando pelo barrete. Na boca, é mastigado e ensalivado, e por fim, novamente engolido, passando para o folhoso e depois para a coalheira, onde sofrerá a acção de um suco digestivo muito activo. Por fim, seguirá para o intestino onde terminará a sua digestão e os nutrientes absorvidos para o sangue.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Absorção digestiva e Assimilação

Os nutrientes, depois da digestão terminada, encontram-se agora nas suas formas mais simples. De seguida, serão absorvidos para o sangue - absorção digestiva.

O intestino delgado é a principal área de absorção dos nutrientes (fig. A). A absorção é muito eficiente devido à presença das vilosidades intestinais (fig B). Cada vilosidade contém capilares sanguíneos para onde são absorvidos os nutrientes.




Vilosidades intestinais (saliências em forma de dedo de luva que possuem ainda microvilosidades)


Depois dos nutrientes passarem para o sangue, este irá conduzi-los às células, onde serão utilizados e transformados em energia e no material constituinte da prórpia célula. A este processo chamamos assimilação.

sábado, 13 de novembro de 2010

Transformação do quimo no intestino delgado

O quimo, depois de formado no estômago, é lançado por jactos sucessivos no duodeno (parte inicial do intestino delgado. Aqui, vai sofrer a acção química dos sucos digestivos e a acção mecânica dos movimentos das paredes do intestino delgado.

No intestino delgado, o quimo é sujeito aos movimentos das paredes do intestino delgado durante 4 a 6 horas, misturando-se com a bílis (produzido no fígado e armazenado na vesícula biliar) , com o suco pancreático (produzido no pâncreas) e com o suco intestinal (produzido nas gândulas intestinais, nas paredes do intestino delgado), transformando-se assim em quilo.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Transformação do bolo alimentar no estômago

O bolo alimentar, quando chega ao estômago, vai sofrer a acção química do suco gástrico e a acção mecânica do movimento das paredes do estômago.

  • No estômago, devido à acção do movimento dos músculos das paredes do estômago, o bolo alimentar desloca-se durante aproximadamente três horas Esse movimento permite assim a mistura do bolo alimentar com o suco gástrico (produzido pelas glândulas gástricas), transformando-se em quimo.  

                             Exercício: Tenta fazer a legenda da imagem anterior, que representa o estômago.

                                        1 - ___________________
                                        2 - ___________________
                                        3 - ___________________
                                        4 - ___________________
                                        5 - ___________________







Para veres a solução, selecciona com o rato o espaço à frente da palavra solução.
Solução: 1 - estômago; 2 - glândulas gástricas; 3 - suco gástrico; 4 - esófago; 5 - duodeno
                                       

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Formação do bolo alimentar

Quando o alimento é mastigado pelos dentes, e misturado com a saliva pela acção da língua, fica reduzido a uma pasta mole, à qual se dá o nome de bolo alimentar.

Depois de formado o bolo alimentar, este passa da boca para a faringe, e daí para o esófago. A esta passagem dá-se o nome de deglutição.



No filme seguinte, podes observar as transformações dos alimentos na boca, formando-se o bolo alimentar, e a deglutição.